SABEDORIA E SUAS CARACTERÍSTICAS

Em sua carta, Tiago vai nos dizer:

Tiago 1:5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Deus é fiel e justo em nos capacitar com Sabedoria para passar pelas provações se pedirmos com Fé. Ao se referir a “sabedoria”, Tiago não está falando sobre conhecimento, mas a capacidade de tomar decisões sábias em situações difíceis. Sempre que precisarmos de sabedoria, podemos orar a Deus, e Deus providenciará generosamente o que precisamos.

Não precisamos andar no escuro, esperando encontrar a resposta por acidente. Podemos pedir a sabedoria de Deus para guiar nossas escolhas. Precisamos desenvolver uma fé madura na qual devemos desenvolver sabedoria suficiente em Cristo Jesus, saber distinguir o certo do errado e principalmente saber o que vem de Deus e o que vem de nossa carne.

A sabedoria de que precisamos tem três características distintas:

(1) Ela é prática. A sabedoria de Deus diz respeito à vida, mesmo durante os momentos mais difíceis. A sabedoria é uma ferramenta que vence as provações, nós não estamos livres do sofrimento e de dificuldades, mas Deus nos abençoou com sua sabedoria para podermos vencer essas dificuldades. Ore para Deus iluminar sua mente e te dar discernimento para saber o que fazer nas dificuldades.

(2) Ela é divina. A sabedoria de Deus vai além do bom senso. O bom senso não nos faz escolher a alegria em meio a provações. A sabedoria começa com respeito a Deus, nos leva a viver segundo sua orientação, e resulta na capacidade de identificar o que é certo e o que é errado. Ore para Deus fazer você se aproximar D’Ele cada vez mais, para fazer seu coração estar junto com a vontade boa e agradável D’Ele.

(3) Ela é própria de Cristo. Pedir sabedoria é, basicamente, pedir para ser como Cristo. A Bíblia identifica Cristo como a “sabedoria de Deus”. Cristo é o poder de Deus, a única maneira pela qual podemos ser salvo é conhecer a Jesus como salvador, e essa é a maior sabedoria que alguém poderia ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *