EPÍSTOLA DE TIAGO: Uma Introdução à Carta de Tiago

AUTOR:

Tiago (também conhecido como Jacó) é traduzido do hebraico: YA`AKOV, que por sua vez é traduzido para o grego como: IAKOBOS.

Esta carta foi escrita por Tiago, o meio-irmão de Jesus (Mc 6:3), que se converteu depois da ressurreição de Jesus, e se tornou um importante líder na igreja primitiva. Tiago era um líder da Igreja de Jerusalém (At 12:17; 15:13), uma igreja que sobreviveu a fome, a pobreza e a perseguição.

Tiago, o Justo, morto em 62 d.C., também conhecido como Tiago de Jerusalém, foi uma importante figura nos primeiros anos do Cristianismo.

     DESTINATÁRIO:

Essa carta não foi apenas endereçada aos judeus da diáspora , mas também para todos os cristãos de seu tempo. A epístola de Tiago foi provavelmente escrita na ocasião da primeira viagem missionária de Paulo antes do concílio de Jerusalém.


  O LUGAR E O TEMPO DA ESCRITA:

A Carta de Tiago foi uma das cartas mais antigas. Escrita, provavelmente, antes de 50 d.C. Depois que Estêvão foi martirizado (At 7:55-8:3), a perseguição se intensificou, e os cristãos de Jerusalém se dispersaram por todo o mundo romano. Havia prósperas comunidades de cristãos judeus em Roma, Alexandria, Chipre, e cidades na Grécia e na Ásia Menor. 

Como os primeiros crentes não tinham o apoio de igrejas cristãs estabelecidas, Tiago lhes escreveu, como um líder preocupado para incentivá-los em sua fé, durante períodos difíceis.

     O PROPÓSITO DA EPÍSTOLA:

Esta carta aborda muitos aspectos a respeito de como a fé em Jesus precisa afetar nossos comportamentos e atitudes, e trata de alguns maus entendidos a respeito da relação entre a salvação pela fé em Jesus e a necessidade de os crentes viverem uma vida devota.

Existem duas principais influências de ensino nessa carta: O ENSINO DE JESUS (Especialmente o Sermão do Monte (Mt 5-7)) e O LIVRO DE PROVÉRBIOS (Especialmente Pv 1-9). A grande e verdadeira sabedoria contida nessa carta é AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO.

Essa carta pode ser considerada um manual sobre a vida cristã. Confronto, desafios e um chamado ao compromisso estão à sua espera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *