COMO ESTUDAR A BÍBLIA?

Todos somos teólogos! Teologia é o estudo da existência de Deus. Se você é um cristão sério que se preza, você então tem o dever de estudar a bíblia e buscar um conhecimento sobre quem é Deus, vamos se lembrar que a causa dos nossos problemas é a falta de conhecimento de quem é Deus e o que Ele fez por nós.
Visto isso, podemos ter a vontade de conhecer melhor quem é Deus, mas muitas das vezes não sabemos como fazer e nem por onde começar. Então deixe-me te guiar por essa pergunta “como estudar a bíblia?”

O que é a bíblia?

A bíblia é um livro tão magnífico que ela mesma confirma seus pontos, isso significa que qualquer dúvida ou temas, são respondidos não só por um trecho mas por um conjunto de trechos que falam entre si e confirmam uma linha de raciocínio”.

Anteriormente entendemos aspectos para uma melhor interpretação e compreensão sobre a bíblia, mas a próxima pergunta que devemos fazer é justamente sobre o nosso objeto de estudo, A BÍBLIA, afinal o que seria esse livro no qual estudamos e meditamos dia e noite.

A bíblia é a palavra de Deus, contém 66 Livros, 39 no A.t, e 27 no N.T. Foram cerca de 40 autores inspirados pelo próprio Deus (2 Pedro 1:20-21). E a sua escrita do primeiro até o último livro tem mais ou menos 1600 anos.

a Bíblia é dividida em duas seções:

O Velho Testamento é uma compilação de escritos que se inicia com a Criação do mundo, a história do povo de Israel – incluindo sua derrota como nação, o que resultou na captura por seus inimigos, e por fim, eles retornam a ocupar Jerusalém mais uma vez alguns anos antes do nascimento de Cristo. O Velho Testamento é também a lei de Deus ao povo de Israel.

O Novo Testamento é a compilação de escritos que se inicia antes do nascimento de Jesus, seguindo por toda Sua vida e ministério, Sua morte e ressurreição como nosso Salvador, e finalmente, o estabelecimento e a expansão de Sua Igreja por todo mundo. A mensagem de liberdade em Cristo pela graça conforme está revelado no Novo Testamento cumpre e substitui as necessidades impostas pelo Velho Testamento.

Por que estudar a bíblia?
  1. O estudo bíblico é essencial para a maturidade espiritual.

A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atentando ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal ”. Hebreus 5.11-14

Apesar de estarem na fé cristã a muito tempo, os cristãos hebreus não se tornaram maduros na fé. Eles deveriam ser mestres, mas não atentaram para isso. Perceba que o autor usa duas palavras com o mesmo sentido para reforçar uma ideia: “tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo”. Os destinatários da carta precisavam que alguém lhes ensinasse de novo os “princípios elementares dos oráculos de Deus”. O autor da carta lhes ensina os princípios elementares em Hb 6.1-2.

Então o que é maturidade espiritual? De acordo com Ef 4.13-15, nós nos tornamos maduros à medida que nos tornamos semelhantes a Cristo. E o meio pelo qual nos tornamos semelhantes a Cristo é através da leitura da Palavra de Deus e de seu estudo. É por isso que o autor diz que seus ouvintes eram “inexperientes na palavra da justiça”.

  1. O estudo bíblico é essencial para a eficácia espiritual.

Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:15-17

Toda a Escritura Sagrada é útil, ele serve como um guia de sobrevivência na selva.

Deus nos revelou através de um livro – a Bíblia Sagrada – e é a partir deste livro que nós tiramos os referenciais a respeito de Deus, do homem e do mundo que nos cerca. Deus nos deu este livro, e ele espera que nós o leiamos e o estudemos. Sendo a auto revelação de Deus, a Bíblia deve ser nosso objeto de estudo, meditação e análise. Quando nós  dizemos que a Bíblia é a revelação de Deus, queremos dizer que é através dela que Deus se revelou a nós. O termo revelação de Deus não quer dizer que ele vai nos dar novas revelações, pois ele já nos revelou tudo que precisamos saber e o registrou nas páginas da Escritura (Hb1.1).

Como ler/estudar a bíblia?

Depois de fazer esses levantamentos bora para nossa principal questão. Como estudar a Bíblia? Para dar uma melhor compreensão do assunto, resolvi dividir em 6 pontos:

1° oração. ( ler com o coração e a mente aberta)
Imagine estar lendo um livro que você pode parar em cada parte que não entender e pedir para o autor te explicar. Este livro é a bíblia e este autor é o Espírito Santo. Sempre comece sua leitura orando. Peça para o Espírito Santo te guiar em toda a verdade. 

2° escolha um texto específico (porções para ler)
Não comece lendo a bíblia aleatoriamente, escolha uma passagem bíblica. Muitas pessoas abrem sua bíblia aleatoriamente sem pensar previamente no que vão ler. Eu recomendo a você pensar e traçar sua leitura, comece lendo/estudando pelo novo testamento, escolha algum livro e se organize para ler e estudá-lo. 

3° Memorize o texto. ( anotar as ideias do texto)
Não tenha medo de rabiscar sua bíblia, sempre recomendo a ler a bíblia junto com um papel e caneta, pois quando estamos sendo auxiliado pelo Espírito Santo as ideias começam a fluir como um rio, e nada melhor que ter em mãos alguma coisa para anotar aquilo que estamos aprendendo.

4° Delimite o contexto imediato da passagem. ( é um texto profético, exortação, texto histórico, salmos ?! )
Após isso pense que tipo de texto você está lendo. Na bíblia há diversos estilos literários, e entender o seu estilo pode ajudar a você ter uma melhor compreensão dos fatos.
Nessa parte você começará a estudar o contexto, além do estilo literário presente na passagem, pergunte como era o mundo e o que se passava naquela época. Estudar o contexto nos ajuda a entender o texto.

5° Observações dos fatos (faça as perguntas certas ao texto)
A chave mestre de fazer uma boa interpretação é fazer as perguntas certas pro texto, ao ler um trecho da bíblia faça pelo menos essas duas perguntas:
O que diz sobre Deus?
Que lição pro dia a dia?

Evite no começo ler comentários bíblicos, é importantíssimos você tirar suas próprias conclusões. Pegue um texto, leia, releia, pense um pouco e depois de tirar suas próprias conclusões, olhe o que os estudiosos dizem. 

A BÍBLIA É UM LIVRO 6D

DIFERENTE DE OUTROS LIVROS A BÍBLIA NÃO É UM LIVRO QUE VOCÊ LÊ, MAS ELA QUE LÊ VOCÊ.

Aplicação

“Não é o quanto de bíblia você lê, mas sim o quanto dela há dentro de você”

Após ler, estudar e meditar na palavra nos resta uma última pergunta que devemos fazer para nós, “Qual é a mensagem de Deus para minha vida hoje?”.
O principal ponto de estudar a bíblia é fazer florescer nossa paixão por Deus, só conseguimos amar aquilo que verdadeiramente conhecemos, e quanto mais a gente conhece quem é Deus, mais ficamos maravilhados com quem Ele é.

Quem não conhece A PALAVRA DE DEUS, certamente não conhece O DEUS DA PALAVRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *